CrossFit: Praticar ou não Praticar?

Compartilhe:
RSS
Facebook
Google+
https://www.drgustavoarliani.com.br/crossfit-praticar-ou-nao-praticar/
LinkedIn

O CrossFit é um programa de força e condicionamento composto principalmente por um conjunto de exercícios de alta intensidade. Este método vem apresentando um enorme crescimento em popularidade em todo o mundo desde o seu início há 15 anos.

As aulas, normalmente de 1 hora de duração, em academias filiadas incluem exercícios de aquecimento, um segmento de desenvolvimento de habilidades, o “workout of the day” (WOD) com exercícios de alta intensidade e um período final de alongamento individual ou em grupo.

Com o ganho de popularidade surgiram muitas críticas quanto as possíveis lesões associadas a este treinamento, incluindo problemas graves como rabdomiólise e lesões músculo-esqueléticas.

Uma matéria publicada no jornal New York Times em 2005 aumentou ainda mais a polêmica sobre o assunto.

Matéria: Getting Fit, Even if It Kills You

No entanto, um estudo publicado recentemente com aplicação de questionário em atletas de Crossfit não encontrou casos de rabdomiólise na amostra pesquisada.

Neste estudo, 73,5% dos atletas revelaram ter sofrido pelo menos uma lesão durante o treinamento CrossFit, sendo que 7% destas lesões necessitaram de intervenção cirúrgica para tratamento. A taxa de lesões foi de 3,1 lesões para cada 1000 horas de treinamento.

Outro estudo encontrou uma taxa de 31% de atletas que relataram alguma lesão prévia durante a prática de Crossfit.
Desta forma, as taxas de lesões com treinamento CrossFit são semelhantes as relatadas na literatura médica para esportes como levantamento de peso olímpico e ginástica e inferiores as taxas de esportes de contato competitivos como rugby e futebol. As lesões no ombro e coluna foram as mais comuns.

Novos estudos devem ser publicados num futuro próximo visando o melhor entendimento desta modalidade esportiva e seus efeitos benéficos e maléficos.

Compartilhe:
RSS
Facebook
Google+
https://www.drgustavoarliani.com.br/crossfit-praticar-ou-nao-praticar/
LinkedIn

Author Info

drgustavo

Sem Comentários

Comente