Dicas para dormir melhor

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A insônia e outras doenças do sono são frequentes em adultos, podendo acometer até 20% desta população. Estas doenças podem causar cansaço e sonolência durante o dia, dificuldade para dormir, falta de concentração, ansiedade e depressão nestes indivíduos.
Embora seja muito difícil controlar todos os fatores que interferem com o sono, podemos tomar algumas medidas e criar alguns hábitos que podem tornar nosso sono melhor. Caso você sofra com estes problemas, inicie com estas dicas para alcançar um sono mais reparador:
– Regule seu “relógio biológico” – Tente dormir e acordar diariamente no mesmo horário, mesmo em finais de semana e feriados. O período de horas de sono ideal varia para cada indivíduo, mas 6-8 horas diárias de sono são recomendadas. Caso resolva tirar uma” soneca” durante a tarde evite que a mesma tenha duração superior a 15-30 minutos

– Alimentação – Evite alimentos pesados e em grande quantidade no período de 2 a 3 horas antes de dormir; Evite a ingestão de café, álcool e grandes volumes de líquidos antes de dormir; privilegie a ingestão de alimentos ricos em triptofanos, como leite e iogurtes.

– Tabagismo – Evite o fumo a noite. O tabaco possui um efeito estimulante que dura horas e diminui a qualidade do sono

– Ambiente – crie um ambiente silencioso, escuro e com temperatura agradável para dormir. Elimine todas as fontes de luz do quarto, tais como luzes da televisão , rádio relógio, computadores. Se necessário instale cortinas no quarto.

– Posição para dormir – Não existe uma posição ideal para dormir. Devemos, no entanto, escolher uma posição onde nossa coluna vertebral mantenha-se alinhada com a cabeça. Caso a escolha seja por uma posição lateral, é recomendada a colocação de um travesseiro entre os joelhos.

– Exercícios – A realização de exercícios regulares são fundamentais para um bom sono, visto que o objetivo do sono é a reparação e o relaxamento do corpo e mente. No entanto, evite exercícios próximos do horário de dormir, pois estes aceleram o seu ritmo cardíaco e podem atrapalhar o seu sono.

– Colchão – O colchão perfeito é aquele com o qual você consegue dormir bem. Teste diversos tipos de colchão, se necessário, até encontrar o ideal para você. Vire o seu colchão a cada 6 meses de uso. Troque o mesmo após 5 anos de uso regular.

– Médico – Caso você siga as dicas acima e ainda assim apresente alguns sintomas como fadiga e cansaço excessivo durante o dia; ronco acompanhado de pausas na respiração; dificuldades para ” pegar” no sono e sono não reparador procure um médico.

Siga as dicas e bom sono!!!

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drgustavo

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