Dicas para evitar lesões na corrida

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A corrida é o segundo esporte mais praticado no Brasil com aproximadamente 4 milhões de praticantes. Somente no ano de 2012 houve um crescimento de 15% no número de corredores de rua no Estado de São Paulo.

Somente os corredores sabem o prazer e a satisfação sentidas antes, durante e após um treino ou uma corrida. No entanto, todos estes efeitos benéficos da prática esportiva devem ser equilibrados com as lesões que são, até certo ponto, inevitáveis e afastam o esportista da atividade que este mais ama.

As lesões na corrida são normalmente resultado da combinação de fatores extrínsecos e intrínsecos. Entre os fatores extrínsecos podemos incluir: métodos de treinamento, superfície da corrida e tênis para prática do esporte. Já os fatores intrínsecos: força muscular, alongamento, mal alinhamento dos membros inferiores, tipo de pisada e fatores genéticos. As características do treinamento na corrida são fundamentais na prevenção de lesões. Um treinamento apropriado e individualizado é essencial,visto que 60% de todas as lesões da corrida são resultados do que chamamos em inglês de: “doing too much, too soon” (fazendo muita atividade de maneira muito rápida). Ou seja, o atleta na ânsia de aumentar seu desempenho acelera o processo natural de evolução do esporte e acaba tendo como resultado lesões por sobrecarga.Um programa de treinamento ideal deve expor o corredor a doses apropriadas e crescentes de estresse intercalando as mesmas com períodos de repouso (usualmente 24 a 48 horas).

Sendo o tempo de descanço considerado tão importante quanto as sessões de treinamento.No entanto, sabemos que atualmente um programa de treinamento é avaliado baseado na performance do atleta e não pela ausência de lesões.Um estudo científico recente sugeriu que corredores com quilometragem semanal superior a 64Km podem reduzir o risco de lesões em 15% em um ano com a diminuição da quilometragem/semana para 48-64Km.

Por isso, com a intenção de minimizar o risco de lesão recomendo um aumento na duração e intensidade do treinamento de 10% por semana

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drgustavo

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