Dor no joelho – síndrome patelofemora

Compartilhe:
RSS
Facebook
Google+
https://www.drgustavoarliani.com.br/dor-no-joelho-sindrome-patelofemora/
LinkedIn

A dor na parte da frente do joelho (dor ou síndrome patelofemoral) é muito comum em corredores, especialmente do sexo feminino.  Existem algumas causas já descritas para este problema, sendo uma delas, o aumento do estresse/pressão na articulação entre a patela e o fêmur. No entanto, não se sabe se a pressão nesta articulação está aumentada entre corredoras com queixa de dor anterior no joelho.

Buscando esta resposta cientistas americanos compararam o estresse sobre a articulação patelofemoral do joelho em corredoras com e sem dor na frente do joelho. O estudo contou com a participação de 40 corredoras do sexo feminino entre 18 e 35 anos divididas em 2 grupos ( com e se dor Anterior no joelho).Os resultados mostraram picos de estresse semelhantes na articulação entre os 2 grupos. No entanto, as corredoras com dor anterior no joelho apresentaram aumento na rotação interna do quadril (6 graus) e na rotação externa do joelho (4,8 graus) durante contato com o solo na corrida.

Os autores concluíram q estas alterações podem causar aumento na pressão da articulação entre patela e fêmur devido a diminuição da área de contato. Ao mesmo tempo podem ser adaptações na biomecânica da corrida com o objetivo de diminuir a dor existente.

Opinião: O estudo mostra a importância da Biomecânica não somente do joelho, mas também do quadril na corrida como causa de dor e problemas no joelho. Desta forma, tanto na prevenção como no tratamento destas lesões deve-se focar nas articulações do joelho, quadril e CORE.

Compartilhe:
RSS
Facebook
Google+
https://www.drgustavoarliani.com.br/dor-no-joelho-sindrome-patelofemora/
LinkedIn

Author Info

drgustavo

Sem Comentários

Comente