Cisto de Baker

O Cisto de Baker, também conhecido como cisto poplíteo, é uma bolsa distendida localizada na parte posterior do joelho. Pode ser causado por uma herniação sinovial na parte posterior da cápsula do joelho ou pelo escape de liquido de dentro da articulação através da comunicação normal de uma bolsa com o interior do joelho.

Cisto de Baker

Em crianças, os cistos infrequentemente se comunicam com a articulação e achados intra-articulares, como lesões de menisco, ligamentos ou cartilagem, são raros.
Em adultos, essas lesões intra-articulares são comuns e o cisto pode voltar caso estas lesões não sejam corrigidas.

Geralmente o diagnostico é feito por transluminação do cisto, mas se persistir a dúvida pode ser feita uma aspiração do cisto de Baker. Outras técnicas para diagnóstico são Ultrassom e Ressonância Magnética do joelho.

O tratamento do cisto de Baker ou poplíteo é não cirúrgico na enorme maioria dos casos. Sendo feito com repouso, medicamentos para controle da dor, compressas de gelo, aspiração do cisto e injeção de medicamentos com corticóide no interior do cisto.

Em alguns casos especiais onde o cisto gera sintomas de dor, não se obtém melhora com tratamento conservador e quando este cisto vem associado a lesões intra-articulares pode-se indicar o tratamento cirúrgico com um ortopedista especialista em joelho visando a remissão dos sintomas. Sempre lembrando que a recidiva ou retorno do cisto após a cirurgia ocorre em aproximadamente 5 % dos casos.