Lesão e Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho

O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma estrutura fundamental no joelho. A ruptura desta estrutura é a lesão ligamentar mais comum do joelho quando incluídas somente as roturas ligamentares completas. No meio esportivo esta lesão é vista cada vez com mais frequência. Diversos são os exemplos de jogadores de futebol que apresentaram esta lesão, como Paulo Henrique Ganso, Nilmar, Vampeta e Raí.

Lesão e Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior LCA do joelho

A lesão do LCA acomete principalmente indivíduos jovens e ativos e caracteriza-se especialmente pela sensação de falseio do joelho observada em movimentos de mudança brusca de direção e corrida em terrenos irregulares.

A reconstrução cirúrgica (cirurgia) é hoje o tratamento padrão em atletas, com a utilização de um enxerto, que pode ser retirado do próprio paciente, para substituição do ligamento rompido e sem função. No entanto, nem todos os pacientes com esta lesão obrigatoriamente necessitam de cirurgia com um especialista em cirurgia do joelho. Em alguns casos, principalmente de individuos menos ativos, o tratamento não cirúrgico (conservador) com uso de fisioterapia para fortalecimento muscular e treino neuromuscular pode evoluir com sucesso.

Como prevenir é melhor que remediar, diversos programas de prevenção para esta lesão foram criados englobando treino neuromuscular e proprioceptivo. Um Programa visando a prevenção desta grave lesão foi desenvolvido pela FIFA, o “11+”, e vem sendo utilizado com sucesso no mundo todo.